As galinhas assassinas

Em uma sequência de posts sobre “Alguns casos de nenhum sucesso em licitações”, contaremos para você, situações reais que aconteceram pela ineficiência na elaboração de um Termo de Referência. O primeiro será sobre as "Galinhas Assassinas".

por Professor Jair Santana

“Imputaram a mim, Jair Santana, a estória que segue e dizem que eu a inventei.

Na verdade, a coisa se passou (de verdade) do modo seguinte: Certa cidade (acho que foi na Inglaterra) sofria com o aumento exacerbado da população de escorpiões. Sabedores de que as galinhas sãopredadoras dos escorpiões, a prefeitura da cidade britânica realizou um certame para a compra das penosas.

O editalexigia quantidade considerável daqueles animais.

A surpresa não foi das mais agradáveis no instante em que o vencedor efetuou a entrega do objeto licitado: a empresa vencedora transportava as galinhas em caminhão frigorífico, isto é, foi entregue frango abatido, congelado, porque o Termo de Referência não esclarecia que as galinhas deveriam ser entregues vivas.

Eu soube do caso porque o Promotor de Justiça (lá na Inglaterra tem outro nome) ingressou com uma ação no fórum para responsabilizar os culpados! E me passou cópia de todo o processo”.