Cadeira de rodas com ar condicionado digital

Dando sequência aos posts sobre “Alguns casos de nenhum sucesso em licitações”, hoje contaremos sobre "Cadeira de rodas com ar condicionado digital". Já imaginou? Essa, e outras situações reais que aconteceram pela ineficiência na elaboração de um Termo de Referência.

por Professor Jair Santana

O diretor do Hospital Público da cidade de Anniston, Alabama, solicitou ao setor de Compras para proceder à aquisição de 06 cadeiras de rodas para transporte dos pacientes internados para realização de exames médicos fora do Leito.

Smith, um dos servidores de Compras, responsável pelo Termo de Referência, reuniu-se com o diretor para melhor especificação do objeto e as demais condições de fornecimento.

Ao sair da sala, o diretor solicitou a Smith para que publicasse os avisos de edital de Licitação o mais urgente possível. Não haveria tempo para muitas conversas, afinal principalmente no Estados Unidos, o “time is Moneys”!

O servidor, apressado, elaborou o Termo de Referência como podia. Como nunca havia comprado o produto tal, buscou um modelo do aviso de Licitação que já havia sido publicado para aquisição de veículos. Afinal, ” ambos têm rodas”.

Fez, - é óbvio – as adaptações para publicação do extrato do aviso de Licitação, cujo objeto era: cadeira de rodas.

Diretor do Hospital em consulta à publicação do aviso do edital (no jornal Alabama News – Publicações de Licitações) leu o texto repetindo em voz alta:

Objeto da licitação: Cadeira de rodas com ar condicionado digital e exclamou:

- Nossa, já está sendo fabricada cadeira de rodas com ar condicionado e, ainda com tecnologia DIGITAL? Smith merece uma promoção!!!

Eu gosto sempre de averiguar a veracidade dos fatos que chegam ao meu conhecimento. E, por isso, tentei contato telefônico com o Smith. Mas fui informado que ele foi promovido para uma unidade de pesquisa localizada no Deserto de Lut (no Irã) lugar onde a temperatura chega aos 71º C.

Segundo a telefonista, ele foi mandado para lá juntamente com as cadeiras que adquiriu!